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O que fazer ao constatar instabilidade no PGDAS e eCac?


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Instabilidade e erros costumam ocorrer. Veja o que fazer nessas horas


PGDAS é a sigla usada para o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o sistema utilizado pelas empresas que são optantes pelo Simples Nacional e que precisam gerar o guia de recolhimento dos impostos.


Esse tipo de programa é importante para os empreendedores, pois, além de trazer o cálculo mensal dos tributos, permite a realização da declaração anual de arrecadação para prestação de contas com a Receita Federal.


É também pelo PGDAS que as empresas devem gerar o guia para pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Mensalmente as empresas contribuintes devem fazer o acesso para gerar o guia de pagamento dos impostos. Outra opção é o Portal eCac que é outro meio de comunicação entre as empresas e a Receita Federal.

Mas o que fazer quando ambos apresentam instabilidade e não é possível enviar as obrigações? Veja a seguir.


Instabilidades no PGDAS e eCac: o que fazer?

Quando ambos os caminhos apresentam instabilidade, com certeza afeta a produtividade no trabalho. Esses erros podem acontecer por diversos motivos: atualizações, criação de novas funcionalidades, manutenções, congestionamento por uso de robôs, entre outros. Afinal, que atitude tomar nesses momentos?


A primeira coisa a se fazer é consultar outros profissionais e verificar se estão com o mesmo problema. Se for realmente constatado que é do sistema, é preciso comunicar a Receita Federal através de um chamado. Quanto maior o número de reclamações, mais rápido o órgão tomará providências.

Outro problema pode ser uma falha no navegador. Portanto, tente uma outra opção de navegador e limpe o cache, pois isso facilita e impede que o erro ocorra novamente.


No caso do seu acesso ser feito através de certificado digital, verifique se não é um problema dele. O contribuinte, quando constata que se trata de um erro do portal, pode, também, buscar fazer o acesso fora do horário comercial. O número de acesso depois das 18h e antes das 8h da manhã, costuma ser menor.


Canais de comunicação

Portanto, ao perceber o erro para gerar o DAS e instabilidades no portal, informe o problema no site do Simples Nacional. Os canais disponíveis são:


Ouvidoria do Ministério da Economia: É usado para registrar problemas nos sistemas do Simples Nacional. Portanto problemas de instabilidade, lentidão ou erros é aqui que você deve procurar.

Fale Conosco: Serve para registrar dúvidas sobre a utilização dos aplicativos do Simples Nacional.



 
 
 

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